Metodologias ativas: Sala de aula invertida

Publicado em 23/03/2025 por Mayara Teles Viveiros de Lira

A sala de aula invertida, ou flipped classroom, é uma das metodologias ativas que mais tem ganhado espaço no contexto educacional atual. Seu principal diferencial está na inversão da lógica tradicional de ensino, onde o estudante acessa o conteúdo teórico em casa, geralmente por meio de vídeos, leituras ou outros recursos digitais, e o tempo em sala de aula é utilizado para atividades práticas, discussões, resolução de problemas e colaboração.

Essa abordagem transforma a dinâmica da aprendizagem, promovendo maior autonomia, engajamento e participação ativa dos estudantes. De acordo com Bergmann e Sams (2012), pioneiros na aplicação dessa metodologia, "a sala de aula invertida permite que os professores gastem mais tempo interagindo com os alunos, ao invés de apenas transmitir conteúdo". Isso proporciona um ambiente mais colaborativo e personalizado, atendendo às diferentes necessidades dos estudantes.

No modelo tradicional, os alunos muitas vezes permanecem passivos, enquanto o professor ocupa o centro do processo. Na sala de aula invertida, ocorre uma descentralização do saber, valorizando o papel do aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento. Como destaca Valente (2014), “a sala de aula invertida promove uma reorganização do tempo e do espaço escolar, favorecendo aprendizagens mais significativas”.

Além disso, a sala de aula invertida favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como pensamento crítico, colaboração, empatia e responsabilidade. Os professores passam a atuar como mediadores e facilitadores, criando situações de aprendizagem mais desafiadoras e conectadas ao cotidiano dos alunos.

Entretanto, a aplicação dessa metodologia exige planejamento, curadoria de materiais adequados e acompanhamento contínuo da aprendizagem dos alunos. Também é essencial considerar o contexto escolar e o acesso dos estudantes aos recursos tecnológicos, a fim de evitar desigualdades.

Em resumo, a sala de aula invertida é uma estratégia poderosa para transformar a educação, tornando-a mais dinâmica, interativa e centrada no estudante. Ao ressignificar o papel do professor e do aluno, essa metodologia contribui para uma educação mais significativa, conectada e alinhada às demandas do século XXI.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Flip your classroom: Reach every student in every class every day. International Society for Technology in Education, 2012.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e as mudanças no papel do professor. In: BAZZO, Walter Antonio et al. Educação em Engenharia: tendências, estratégias e tecnologias. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.

BACICH, Lilian; MORAN, José Manuel (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

Palavra-chave: educação, formação, sala de aula invertida